Clarice Lispector foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX. Com seus romances atuais e poemas de linguajar simples, suas obras chamaram a atenção do público. Clarice nasceu na aldeia de Tchetchelnik, na Ucrânia, em 1920, e era filha de Pinkouss e Mania Lispector, um casal de origem judaica que fugiu de seu país durante a perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa. Clarice tinha apenas dois meses de idade quando seus pais chegaram ao Brasil e fixaram residência em Maceió, Alagoas, onde morava Zaina, irmã de sua mãe. Por iniciativa de seu pai, todos mudaram seus nomes; nascida com o nome de Haya, passou a se chamar Clarice. Com 12 anos, Clarice mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, indo morar no bairro da Tijuca.
Em 1941, Clarice ingressou na Faculdade Nacional de Direito, e no ano seguinte, casou-se com um amigo de turma, Maury Gurgel Valente. Já em 1944, ela se formou e publicou seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem”, que fala sobre sua visão aterrorizante da vida de um adolescente. Em 1959, Clarice se separou do marido e acompanhada de seus dois filhos, logo começou a trabalhar no Jornal Correio da Manhã, assumindo a coluna Correio Feminino.
Em 1977, Clarice Lispector escreveu “Hora da Estrela”, sua última obra publicada em vida, na qual conta a história de Macabéa, uma moça do interior em busca de sobreviver na cidade grande. No final do mesmo ano, Clarice falece no Rio de Janeiro, vítima de um câncer de ovário, um dia antes de seu aniversário, e seu corpo foi sepultado no cemitério Israelita do Caju.
Clarice Lispector foi uma das mais importantes escritoras brasileiras. Sua produção marcou a literatura do século XX e seu estilo intimista popularizou as narrativas psicológicas no Brasil. Lispector é um marco em nosso Modernismo e suas obras continuam entre as mais lidas no país.
Comments