top of page
  • Analu B.

O Mistério da Casa Verde

Os alunos do 7 ° ano Língua Pátria da turma da Ms. Raquel Abeid leram um livro chamado "O Mistério da Casa Verde", de Moacyr Scliar, que se baseia no livro de Machado de Assis, "O Alienista". Este livro fala sobre um hospício chamado Casa Verde e o alienista ("médico" de loucos), Dr. Simão Bacamarte. Um grupo de adolescentes que mora em Itaguaí procura um lugar para formar um clube e se sente interessados em investigar o que há na Casa Verde, que estava abandonada. Esta casa causa medo em toda a vizinhança e acredita-se que é mal-assombrada e contém espíritos de loucos. Através do livro, os alunos aprenderam sobre a obra de Machado de Assis e também se divertiram com as aventuras dos jovens.


Em seguida, os alunos fizeram projetos com estes temas. No projeto "Loucura através do tempo", eles aprenderam sobre como as diferentes formas de se diagnosticar a loucura mudaram através do tempo e as formas de tratar também. Na década de 70, um médico chamado David Rosenhan entrou em um hospício e fingiu ser louco por algum tempo. Ele fez uma pesquisa de campo para saber como se diagnosticava a loucura. David foi tratado como louco pelos médicos, porém os loucos perceberam que ele era uma pessoa normal e sã, que estava ali por algum objetivo. Assim, ele identificou o quão difícil é diagnosticar a loucura e a precariedade dos tratamentos. No passado os "tratamentos" pareciam tortura. Os loucos eram submetidos a afogamento, extração de dentes, e até eletrochoques.


Nise da Silveira criou o Museu da Imagem do Inconsciente, no Rio de Janeiro, para mostrar como os loucos podem se beneficiar com a arte. Os alunos também fizeram um exercício baseado na letra da música de Rita Lee, "Nós, os malucos". Depois de muita discussão, o grupo chegou à conclusão que todos temos um lado louco.


E a pergunta que fica é: O que é ser normal?


Image Source: www.amazon.com.br

0 views0 comments

Comments


bottom of page