Você já se encontrou com uma dúvida na qual você não tem certeza de quem você realmente é e do que você gosta ou desgosta? Você já julgou outra pessoa e depois percebeu que você age do mesmo jeito? Pois se sim, não se preocupe, você não está sozinho.
Ninguém se conhece por completo, estamos sempre em um processo de autodescobrimento, isso é, estamos sempre descobrindo mais sobre nós mesmos, sempre descobrindo novos gostos, novas características e novas informações. Por exemplo, todo mundo já passou por uma situação em que a pessoa provou uma comida que tinha certeza que não gostaria e acabou amando.
“Um dia eu estava discutindo com meu pai, aí eu percebi que as coisas que me incomodavam nele eram as coisas que nós temos em comum”, disse Isabela Sillero, aluna do 9th grade.
A turma de Língua Pátria do 9 ano trabalhou o livro “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago, que aborda, de maneira metafórica, o autoconhecimento. A história mostra um homem que queria procurar uma ilha desconhecida, entretanto era dito por vários geógrafos que tais ilhas não existiam, e que todas as ilhas já tinham sido descobertas. O homem, entretanto, não desistiu de seus sonhos, e insistiu para que o rei lhe desse um navio para procurar as ilhas. A metáfora no livro é: se deve insistir em seus sonhos/objetivos se deseja encontrar a si mesmo, sendo encontrar a si mesmo no livro representado pelo homem tentando encontrar as ilhas. Para entender melhor o assunto, a turma de Língua Pátria estudou ideias filosóficas, músicas e outras artes.
Uma pergunta que é comum após entender os ensinamentos da história é: em que eu devo ser persistente para alcançar um autoconhecimento? A resposta é relativamente simples: se análise, repare nos seus comportamentos em certas ocasiões, nos seus gostos, e o mais importante, se lidar com alguma característica indesejada não a ignore, estude-a, pois ela pode trazer outras características positivas consigo.
Muitos profissionais afirmam que o autoconhecimento também ajuda muito na busca pela “felicidade”, por mais que a mesma não seja constantemente ativa e isso não seja ruim. Quando se sabe mais de si mesmo, mais você entenderá os seus sentimentos e saberá expressá-los melhor.
Agora, sabendo como alcançar o autoconhecimento e as suas vantagens, você pode tentar e se observar. Não se esqueça de que todas as informações coletadas nessa observação devem ser arquivadas e analisadas, nunca ignoradas. Faça isso por certo tempo e certamente você se entenderá melhor.
Image Source: Amazon
Comments