O Brasil é considerado um dos maiores destinos turísticos da América do Sul. Por esta razão, há muito para se ver e se fazer em todo o país, mas principalmente no Rio de Janeiro, a famosa Cidade Maravilhosa. Entre tantas atrações,é interessante o fato de que algumas delas têm nomes que homenageiam pessoas importantes da história do país.
A Avenida Niemeyer foi inaugurada em 1916, e é um trajeto que liga a Zona Sul à Barra da Tijuca, passando por São Conrado, com uma vista maravilhosa do mar. A avenida se estende por cerca de 4,76 km, entre a Avenida Delfim Moreira e a Estrada da Gávea. Muitas pessoas acham que ela recebeu este nome para homenagear o famoso arquiteto Oscar Niemeyer, mas, na realidade, o nome é de um parente distante do idealizador de Brasília.
A Avenida Ayrton Senna passou a ter este nome em 1994, o ano em que Ayrton Senna, famoso piloto brasileiro da F1, morreu. Antes de ser rebatizada, era chamada de Avenida Alvorada ou Via Onze. Ayrton Senna representou muito para o povo brasileiro, porque o Brasil ficou sem ganhar uma Copa do Mundo por 24 anos, de 1970 a 1994. Durante este período, Senna representava a força do Brasil nos esportes.
A Ciclovia Tim Maia foi inaugurada em 2016, e tem este nome em homenagem ao cantor Tim Maia (para quem quiser saber mais sobre o cantor, há um filme sobre ele). A ciclovia tem 9,0 quilômetros de extensão, às margens do Oceano Atlântico, que liga o Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do município. Pouco mais de três meses após sua inauguração, em 2016, um trecho de cerca de 20 metros da Tim Maia desmoronou, o que causou a morte de duas pessoas.
O Aeroporto Santos Dumont foi inaugurado em 1936, e é o aeroporto nacional do Rio de Janeiro. Ele tem este nome em homenagem ao famoso piloto Alberto Santos Dumont. Na cidade de Petrópolis, há a casa onde Santos Dumont nasceu, e que se tornou um museu aberto à visitação. Vale a pena conferir a casa do polêmico piloto que, junto com os irmãos americanos Wright, “disputam” o título de inventor do avião.
O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim foi inaugurado em 1952 e foi renomeado em 1999, em homenagem ao cantor Antonio Carlos Jobim, que compôs a famosa música "Garota de Ipanema." Ele ainda é muito conhecido por Galeão, seu antigo nome. Todas as principais companhias aéreas brasileiras operam no Galeão, assim como a maioria das grandes companhias aéreas da América do Norte, América Latina e Europa.
Não perca a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Rio de Janeiro e seus pontos turísticos inesquecíveis.
Image Source: cnnbrasil.com.br
Comments